quarta-feira, 13 de março de 2013

A ESCOLA COMO UM ESPAÇO EDUCADOR SUSTENTÁVEL



A Escola Estadual Professor Otaviano Gonçalves da Silveira Júnior está participando do Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida, um curso de extensão gratuito e a distância, com 90 horas de duração, oferecido pela Rede de Educação para a Diversidade / Sistema Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação em parceria com algumas Universidades. Nossa escola pretende se transformar em referência de ação socioambiental transformadora na comunidade e em outros territórios – o bairro, a cidade, a região, o país... e, por que não, o mundo.


A concepção do Processo Formativo em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida reconhece a escola como um espaço educador sustentável.

Mas, o que é um espaço educador sustentável?

"É aquele que tem a intencionalidade pedagógica de se constituir em referências concretas de sustentabilidade socioambiental.
Isto é, são espaços que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente; compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, permitindo assim, qualidade de vida para as gerações presentes e futuras."

(TRAJBER, SATO, 2010)



O símbolo escolhido para representar este Processo Formativo foi o caracol.

- Vemos a escola como uma espiral de possibilidades e descobertas;
- Propomos e acreditamos em uma aprendizagem circular, que não se fecha e permanece inacabada na incompletude de avançar e recuar; de ensinar e aprender.

É a dinâmica caracoliana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário